Respiração Oral

A respiração é o processo de incorporação de oxigênio e eliminação de gás carbônico, sendo a respiração nasal função essencial para a saúde.
Quando respiramos pelo nariz, o ar é umidificado, aquecido e filtrado de suas impurezas, para chegar aos pulmões, além de ser um importante estímulo para o desenvolvimento da face e das estruturas orais.
O ar respirado pela boca chega ao organismo como se encontra no ambiente, ou seja, sujo, seco e frio, nos deixando mais propensos a problemas respiratórios.
O indivíduo que respira somente pela boca pode apresentar alteração na mastigação, deglutição, fala, voz, postura, sono (ronco, baba..), baixo rendimento físico, mental e escolar, otites frequentes, olheiras e redução na atenção e concentração.

O tratamento do respirador oral é multidisciplinar. A avaliação Otorrinolaringológica determinará a causa da respiração oral. O Ortodontista fará as correções dentárias necessárias e o Fonoaudiólogo reeducará as funções alteradas, assim como irá garantir através de exercícios e conscientização o uso e a importância da respiração nasal.

respiraoral