Reabilitação Vestibular para VPPB

A Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB) caracteriza-se por vertigem intensa, acompanhada de nistagmo provocado por mudanças de posicionamento da cabeça em relação à ação da gravidade.
A causa mais comum é a degeneração da mácula utricular, podendo também estar associado a distúrbios metabólicos, vasculares, disfunção hormonal, traumas cranianos, infecção de vias aéreas mais intensa e prolongada, entre outras patologias.
As vertingens súbitas surgem quando a cabeça do paciente é colocada em uma determinada posição. É uma condição que pode aparecer isoladamente ou associar-se a outras doenças labirínticas, normalmente desencadeando e/ou exarcebando uma crise vertiginosa.
A VPPB é mais comum em idosos do sexo feminino, caracteriza-se por tontura rotatória e nistagmo posicional à mudança de posição da cabeça. Ataques desencadeados por movimentos bruscos podem levar a quedas, ou em casos menos intensos tendência a queda para trás.

O tratamento Fonoaudiológico da VPPB é através da Reabilitação Vestibular (RV), cujo objetivo é promover a melhora do equilíbrio global e a restauração da orientação espacial, com exercícios ou manobras.

dix_hallpike