Projeto Escolar "Inter... Ação no Brincar Fonoaudiológico”

Geralmente, se ouve falar que a escola não é lugar de brincar, e sim de se aprender, mas o que muitos desconhecem é que o brincar e a aprendizagem estão intimamente ligados, e que brincar faz parte do desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social da criança.

O projeto intitulado "Inter... Ação no Brincar Fonoaudiológico”, tem o objetivo de conscientizar os professores, pais e demais membros da equipe escolar, sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento global da criança.
Para o Fonoaudiólogo, a escola pode ser vista como um local privilegiado de observação onde se pode avaliar, individualmente ou em grupo, o padrão motor orofacial, e suas funções, das crianças. Desta forma, o profissional pode trabalhar, através das brincadeiras, a prevenção de alterações relacionadas à linguagem oral e escrita, voz, audição e funções estomatognáticas (mastigação, deglutição...).
Sempre que necessário, o Fonoaudiólogo dará a devolutiva para os pais e para a escola sobre as dificuldades encontradas em cada criança e, a partir daí, serão estabelecidas necessidades e prioridades.

projeto1projeto2